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Corretor Planos de Saude

Vendas e Relacionamento com Clientes – prospectar clientes, demonstrar os

benefícios dos produtos e fechar vendas é a base do negócio da corretora. Manter

clientes satisfeitos, dispostos a renovarem os seguros e manterem seus planos

constitui-se na razão de ser da corretora,



O mercado de seguros depende fundamentalmente da confiança e credibilidade dos

corretores e prepostos. É necessário treiná-los permanentemente para desenvolver

competências em vendas e relacionamento.

Canal de distribuição são os anuncios virtuais. Sites locais e

nacionais de vendas devem ser usados para apresentação dos serviços da

empresa, como contato virtual com clientes.




Diversificação/Agregação de Valor

O corretor comercializa os produtos desenvolvidos e colocados à disposição do

mercado pelas Companhias Seguradoras. Ele pode atuar somente em alguns ramos

ou especializar-se (em um segmento pessoa física ou jurídica, por exemplo) ou atuar

em vários ramos.


É fundamental conhecer profundamente o perfil e as necessidades dos clientes, para

ofertar pacotes de produtos com alto valor agregado. Quanto maior seus

conhecimentos de determinado ramo específico, maior será sua capacidade de

agregar valor. Existem ramos muito complexos como Cascos (Planos de Saúde, seguros contra riscos marítimos, aeronáuticos e de hangar, por exemplo).





São denominados corretores as pessoas que se interpõem entre duas ou mais

pessoas, físicas ou jurídicas, para a realização de transações comerciais.

Caracterizam-se, assim, os corretores pelos atos de intermediação praticados para a

realização de uma operação comercial.

Os corretores de seguros têm um papel fundamental na distribuição e venda de

seguros, tendo em vista que são intermediários independentes que negociam contratos

de seguro para pessoas que procuram proteção para o seu patrimônio, saúde ou vida.

O corretor é peça fundamental para o desenvolvimento das atividades da operadora,

quando esta busca a ampliação da sua participação no mercado e a angariação de

novos associados, seja de planos individuais ou coletivos.



O corretor não assume riscos em relação ao seguro contratado. Ele presta assessoria

ao cliente na avaliação de riscos, definindo o valor e a natureza do seguro e auxiliando

o cliente na seleção da companhia seguradora que lhe ofereça as melhores condições

de proteção, atendimento e custo. Os corretores de seguros têm melhor capacidade de

prospectar e atrair novos clientes para as seguradoras.



Em geral, os Corretores estão localizados em regiões centrais das cidades e bairros

mais populosos facilitando o acesso ao seu público consumidor.

Corretor que tem uma extensa rede de relacionamento pessoal na região de interesse, e consegue identificar suas necessidades de proteção através de produtos de seguros e planos de saúde, potencialmente, tem uma grande oportunidade de negócios em mãos.


Embora as grandes Seguradoras nacionais tenham presença em todas as capitais do

país, com o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, o Corretor

de Seguros não precisa estar fisicamente próximo das Companhias Seguradoras.

Eventuais necessidades de treinamento e habilitações devem ser feitas nas

representações, existentes nas capitais estaduais.


Exigências Legais e Específicas

De acordo com a CIRCULAR SUSEP N° 127, de 13 de abril de 2000, O corretor de

seguros, pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e

promover contratos de seguro entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas

ou jurídicas de direito privado, devidamente registrado.



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