O corretor de planos de saúde pode ter atuação vinculada a uma única operadora ou
ser um intermediador para várias delas, pode atuar exclusivamente com a
intermediação de planos individuais ou ser um especialista em planos coletivos
empresariais. Também pode apresentar-se como pessoa física ou jurídica.
Beneficiário | Segurado:
Titular: é a pessoa física que faz parte do grupo de beneficiários | segurados em decorrência
de vínculo associativo, classista ou setorial com o estipulante ou pessoa jurídica contratante
(ou subestipulante)
É fundamental conhecer profundamente o perfil e as necessidades dos clientes, para
ofertar pacotes de produtos com alto valor agregado. Quanto maior seus
conhecimentos de determinado ramo específico, maior será sua capacidade de
agregar valor. Existem ramos muito complexos como (seguros contra riscos
pessoais, seguro de saúde, odontológico, por exemplo).
A divulgação através de site na internet nos dias atuais passa a ser um item
fundamental para a promoção do negócio, pois cada vez mais as empresas e pessoas
físicas consultam a internet para resolver problemas, procurar produtos e soluções
para as suas demandas.
O corretor comercializa os produtos desenvolvidos e colocados à disposição do mercado pelas Companhias Seguradoras. Ele pode atuar somente em alguns ramos ou especializar-se (em um segmento pessoa física ou jurídica, por exemplo) ou atuar em vários ramos.
Canais de Distribuição O corretor independente e a corretora de seguros são os canais de distribuição das Companhias seguradoras. A força de vendas das corretoras são os corretores de seguros, prepostos e assistentes comerciais, que realizam o fechamento de negócios através de visitas, contatos telefônicos, e-mail, etc., com seus clientes. Além disso, um forte canal de distribuição são os anuncios virtuais. Sites locais e nacionais de vendas de seguros e planos de saúde devem ser usados para apresentação dos serviços da empresa, como contato virtual com corretores.